Notícias

SeaWorld Orlando celebra importante marco de conservação com nascimento de filhotes de peixes-serra

Escrito por SeaWorld b2c

19 OUT 2023 - 15H14 (Atualizada em 19 OUT 2023 - 15H49)

O SeaWorld Orlando se orgulha em anunciar o nascimento de três filhotes de peixes-serra-de-dente-pequenos, uma conquista histórica na conservação global desta espécie ameaçada de extinção. O parque se tornou o único aquário dos Estados Unidos a apresentar peixes-serra-de-dentes-pequenos e o segundo no mundo a presenciar o nascimento bem-sucedido da espécie. Entre os recém-nascidos estão um macho e duas fêmeas, e cada um media aproximadamente 60 centímetros de comprimento quando nasceram em 11 de julho.

Após o nascimento, os filhotes foram submetidos a exames abrangentes e continuam a ser examinados regularmente para garantir a sua saúde e que o desenvolvimento esteja dentro do esperado. Este marco ressalta o compromisso do SeaWorld em preservar a biodiversidade e prevenir a extinção de espécies.

O Dr. Joseph Gaspard, vice-presidente de operações zoológicas do SeaWorld Orlando disse: “O nascimento dos peixes-serra-de-dentes-pequenos é uma conquista significativa, pois nos tornamos o segundo aquário do mundo a atingir este marco. Isso significa um sucesso extraordinário no domínio da conservação destes animais e é um privilégio poder oferecer os melhores cuidados a uma espécie criticamente ameaçada. Os filhotes nascidos aqui nos ajudarão a compreender como diminuir o declínio das populações de peixes-serra na natureza e a disseminar a mensagem de educação ambiental aos nossos milhares de visitantes.”

“Esta é a segunda vez em que um nascimento sob cuidados humanos de peixes-serra ocorre com sucesso no mundo, e a primeira nos Estados Unidos. Os filhotes proporcionarão uma grande oportunidade para que pesquisadores e aquaristas possam aprender mais sobre o desenvolvimento dessa espécie. Mas, igualmente importante, é a chance de os visitantes do SeaWorld Orlando compreenderem melhor estes animais. É por meio desse tipo de acontecimento que podemos reforçar mensagens de conservação”, afirma Adam Brame, Coordenador de Recuperação de Peixes-Serra da Associação Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, sigla em inglês).

Apesar de sua aparência de tubarão, o peixe-serra-de-dentes-pequenos é classificado como arraia, apresentando guelras e boca na parte inferior. Nomeados por conta de sua face em formato de serra, esses animais habitam mares tropicais no Oceano Atlântico, geralmente em águas costeiras rasas e podem se aventurar em rios de água doce, principalmente no litoral da Flórida. Nascido completamente desenvolvido com aproximadamente 60 centímetros de comprimento, o peixe-serra conta com dentes cobertos por um material espesso que se dissolve em poucos dias/semanas. Essa adaptação protege a mãe e os filhotes enquanto estão no útero.

No SeaWorld, os filhotes têm recebido cuidados meticulosos da equipe do Aquarium Health Center do parque, permanecendo nos bastidores enquanto crescem e se desenvolvem sob supervisão do mais alto nível.

Peixes-serra-de-dentes-pequenos no SeaWorld Orlando

Dois peixes-serra adultos residem no SeaWorld Orlando desde a década de 1980. Esses peixes atualmente vivem no habitat Shark Encounter, que tem 2,6 milhões de litros de água, e ostentam o título de maiores peixes do parque. No final de maio, a equipe de veterinários e aquaristas do SeaWorld identificou por meio de um ultrassom que a fêmea estava grávida. Reconhecendo a importância deste fato, a fêmea foi transferida para o Aquarium Health Center, nos bastidores do parque, onde pôde ser observada e acompanhada de perto até o nascimento dos filhotes. O SeaWorld Orlando foi responsável por proporcionar as condições ideais para o nascimento dos filhotes, incluindo iluminação e temperatura adequadas. Isto demonstra a dedicação incansável de nossas equipes para providenciar o melhor cuidado aos animais, além de incentivar a conservação e a educação sobre a vida marinha.

Conservação de peixes-serra

Os peixes-serra-de-dentes-pequenos estão criticamente ameaçados, sendo o primeiro peixe marinho a ser protegido pela Lei das Espécies Ameaçadas há 20 anos, em 2003, após a identificação de um declínio significativo na população selvagem devido à perda de habitat e à captura por pescadores.

Esta é a única espécie de peixe-serra encontrada nas águas dos Estados Unidos, tornando o nascimento dos três filhotes ainda mais significativo. As entidades que abrigam peixes-serra, incluindo o SeaWorld Orlando, têm sério interesse em obter maior compreensão sobre o processo reprodutivo da espécie para ajudar à população em declínio na natureza. A associação de Zoológicos e Aquários (AZA) criou o Plano de Sobrevivência de Espécies de Peixes-Serra para facilitar o sucesso reprodutivo destes animais.

O SeaWorld está comprometido em educar e inspirar as próximas gerações de conservacionistas por meio de experiências no parque. Também está comprometido com a preservação ambiental fora de seus parques por meio de parcerias e de seu Fundo de Conservação, que já doou mais de 20 milhões de dólares para projetos de pesquisa no mundo inteiro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por SeaWorld b2c, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.